PT
BR
Pesquisar
Definições



cogitaram

A forma cogitarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cogitarcogitar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de cogitarcogitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cogitarcogitar
( co·gi·tar

co·gi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Pensar com insistência (ex.: cogitava no que queria resolver).

2. Cuidar.

3. Imaginar.

etimologiaOrigem etimológica:latim cogito, -are, pensar, meditar, reflectir.

cogitaramcogitaram

Auxiliares de tradução

Traduzir "cogitaram" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).