PT
BR
Pesquisar
Definições



cibercriminoso

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cibercriminosocibercriminoso
|nô| |nô|
( ci·ber·cri·mi·no·so

ci·ber·cri·mi·no·so

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a cibercrime ou a crime cometido através da comunicação entre redes de computadores, nomeadamente através da Internet.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem comete um crime usando a comunicação entre redes de computadores, nomeadamente a Internet.

vistoPlural: cibercriminosos |nó|.
etimologiaOrigem etimológica:ciber- + criminoso.
iconPlural: cibercriminosos |nó|.


Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Qual das seguintes frases está correcta: "Ó meus amigos, não sejam faladores" ou "Oh meus amigos não sejam faladores"?
A resposta à sua pergunta depende daquilo que pretende exprimir; em qualquer dos casos estamos perante duas interjeições, ó e oh, como pode confirmar através de consulta no Dicionário da Língua Portuguesa On-line. Se pretende exprimir uma interpelação ou chamamento, a frase correcta só pode ser a primeira: “Ó meus amigos, não sejam faladores”. Se pretende exprimir espanto, desejo, alegria ou tristeza, então a frase correcta é a segunda, mas necessita de ajustes na pontuação: “Oh! Meus amigos, não sejam faladores.” ou “Oh, meus amigos, não sejam faladores”.