PT
BR
Pesquisar
Definições



chorozinho-da-amazónia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chorozinho-da-amazóniachorozinho-da-amazônia
( cho·ro·zi·nho·-da·-a·ma·zó·ni·a

cho·ro·zi·nho·-da·-a·ma·zô·ni·a

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Herpsilochmus frater) da família dos tamnofilídeos.

etimologiaOrigem etimológica: choró + -zinho + da + Amazónia, topónimo [floresta tropical da América do Sul].
grafiaGrafia no Brasil:chorozinho-da-amazônia.
grafiaGrafia no Brasil:chorozinho-da-amazônia.
grafiaGrafia em Portugal:chorozinho-da-amazónia.
grafiaGrafia em Portugal:chorozinho-da-amazónia.
chorozinho-da-amazóniachorozinho-da-amazónia


Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.