PT
BR
Pesquisar
Definições



catrapiscada

A forma catrapiscadapode ser [feminino singular de catrapiscadocatrapiscado] ou [feminino singular particípio passado de catrapiscarcatrapiscar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
catrapiscarcatrapiscar
( ca·tra·pis·car

ca·tra·pis·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Namorar ou mostrar interesse, piscando o olho.

2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Alcançar com a inteligência ou com a compreensão (ex.: não catrapisquei nada). = COMPREENDER, ENTENDER, PERCEBER

etimologiaOrigem etimológica:de piscar.
catrapiscadocatrapiscado
( ca·tra·pis·ca·do

ca·tra·pis·ca·do

)


adjectivoadjetivo

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que se catrapiscou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de catrapiscar.
catrapiscadacatrapiscada

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).