Significado de cabotasse-se-me

    A forma cabotasse-se-mepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de cabotarcabotar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de cabotarcabotar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cabotarcabotar
    ( ca·bo·tar

    ca·bo·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Fazer cabotagem.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: sabotar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cabotasse-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cabotar | v. intr.

    Fazer cabotagem....


    sabotar | v. tr.

    Destruir, danificar, deteriorar voluntariamente oficinas, máquinas industriais, etc....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "cabotasse-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se entre vogais s vale z, o porquê de cozinha e certeza se escreverem com z e não s e o porquê de casa se escrever com s e não com z? Porquê, por exemplo, vaso, casinha, casita, vasito com s entre duas vogais e porquê, por exemplo, leãozinho, leãozito, cãozinho?