PT
BR
Pesquisar
Definições



bocha

A forma bochaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bocha1bocha1
( bo·cha

bo·cha

)


nome feminino

1. [Desporto] [Esporte] Jogo que consiste em atirar bolas, originalmente de madeira, de uma certa distância e aproximá-las o mais possível de uma outra, geralmente mais pequena ou de cor diferente.

2. [Desporto] [Esporte] Bola usada nesse jogo.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol bocha, do italiano boccia, bola.
bocha2bocha2
( bo·cha

bo·cha

)


nome feminino

1. [Portugal] [Portugal] Grande barriga.

2. [Portugal] [Portugal] Obesidade.

3. [Portugal] [Portugal] Erupção entre a derme e a epiderme em que há acumulação de serosidade. = BOJEGA, BOLHA, EMPOLA

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] [Culinária] [Culinária] Enchido feito a partir dos pulmões (boches) e de diversas outras carnes do porco (carne magra, mas também da entremeada, da barriga ou do cachaço).

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual é o certo: obrigado por seus 75 anos ou obrigado pelos seus 75 anos?
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista sintáctico. Apenas se diferenciam pela existência do artigo definido masculino o (neste caso, contraído com a preposição por), cujo uso antes de pronomes ou determinantes possessivos, como seu, teu, meu ou nosso, é mais frequente no português de Portugal do que no português do Brasil.