PT
BR
Pesquisar
Definições



biológico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
biológicobiológico
( bi·o·ló·gi·co

bi·o·ló·gi·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo à biologia, aos seres vivos e às suas leis orgânicas (ex.: análise biológica; comunidades biológicas; diversidade biológica).

2. Que se caracteriza pela aplicação prática da biologia (ex.: arma biológica; guerra biológica).

3. Que gerou ou foi gerado através da fecundação (ex.: filho biológico; mãe biológica; pai biológico).

4. Que é feito ou produzido com fertilizantes e pesticidas não sintéticos de origem orgânica ou mineral ou que deriva de produtos assim produzidos (ex.: agricultura biológica; azeite biológico; azeitona biológica).

5. Que pretende respeitar práticas ambientais, o equilíbrio dos ecossistemas e algum tipo de bem-estar animal (ex.: carne biológica; ovos biológicos).

etimologiaOrigem etimológica:biologia + -ico.

Auxiliares de tradução

Traduzir "biológico" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.