PT
BR
Pesquisar
Definições



bimbas

A forma bimbaspode ser [feminino plural de bimbabimba] ou [feminino plural de bimbobimbo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bimbobimbo
( bim·bo

bim·bo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem tem gosto considerado pouco sofisticado ou pouco evoluído. = PACÓVIO, PROVINCIANO


nome masculino

2. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] [Militar] [Militar] Recruta que é natural da província.

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:bimbalhada.
bimbabimba
( bim·ba

bim·ba

)


nome feminino

1. [Informal] [Informal] Parte superior e interna da coxa. = VIRILHA

2. Barra que serve para escorar, um contra o outro, os dois tampos de um tonel.

3. [Botânica] [Botânica] Arbusto aquático africano (Aeschynomene elaphroxylon) da família das leguminosas, encontrado em Angola.

4. [Angola] [Angola] [Náutica] [Náutica] Pequeno barco feito com troncos dessa árvore.

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Euplectes hartlaubi) da família dos ploceídeos, de plumagem negra com manchas amarelas nas asas, encontrada na África Central.

6. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Pénis de criança ou de pequenas dimensões. = PIMBA

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
bimbasbimbas


Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.