PT
BR
Pesquisar
Definições



benignamente

A forma benignamentepode ser [derivação de benignobenigno] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
benignamentebenignamente
( be·nig·na·men·te

be·nig·na·men·te

)


advérbio

De modo benigno.

etimologiaOrigem etimológica:benigno + -mente.

benignobenigno
( be·nig·no

be·nig·no

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem boa índole ou bom carácter. = BENÉVOLO, BONDOSOMALIGNO

2. Favorável; propício.

3. Complacente; benevolente.

4. [Figurado] [Figurado] Brando; suave (ex.: este ano tivemos um Verão benigno).

5. [Medicina] [Medicina] Que não apresenta carácter grave; que não causa danos fatais (ex.: hipertrofia benigna da próstata; quisto benigno). [Por oposição a maligno.]

etimologiaOrigem etimológica:latim benignus, -a, -um.

benignamentebenignamente

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.



Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.