Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atiram

3ª pess. pl. pres. ind. de atiraratirar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ti·rar a·ti·rar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Fazer tiro com; lançar.

verbo intransitivo

2. Dar tiro.

3. Dar coices.

4. Ser atirador.

5. Dar ares de; aproximar-se.

6. Ter propensão para.

7. Aludir.

verbo pronominal

8. Lançar-se.

9. [Figurado]   [Figurado]  Abalançar-se.

10. [Informal]   [Informal]  Ser atrevido.

11. Ostentar certo luxo.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "atiram" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Mais uma pessoa trabalhadora, acabou sendo vítima da ação de marginais em Itabuna. A vítima da vez, foi um rapaz que passava de bicicleta pelo bairro Lomanto. Ao se aproximar do Viaduto Paulo Souto foi abordado por dois meliantes de moto. O carona exigiu os pertences da vítima, O rapaz deu o celular e a carteira e, em …

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Aos municípios que se queixam da falta de água e atiram a culpa para os outros dou um conselho: continuem a organizar festas e festanças,...

Em CP - Cromos de Portugal

Os finais dos anos 70 e início dos 80 atiram -nos para uma Grã Bretanha muito dividida em questões rácicas e, muito provavelmente, com...

Em O INDEFECTÍVEL

Instantes após o apito final do triunfo do FC Porto diante do Sporting (3-0), Francisco J. Marques não tardou em deixar uma crítica a um momento de Matheus Reis durante o Clássico. Ainda durante a primeira parte, quando se verificava um nulo no marcador, Matheus Reis empurrou um apanha-bolas ao tentar apressar a reposição…

Em Fora-de-jogo

devia, sempre que lhe atiram à cara o "passismo" e falam da sua forte, factual e indesmentível ligação, preponderante...

Em www.ultraperiferias.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).

pub

Palavra do dia

ux·te ux·te


(origem expressiva ou onomatopaica)
interjeição

Expressão usada para afastar ou mostrar repulsa. = APRE, ARREDA, IRRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atiram [consultado em 25-09-2022]