Significado de atempem-vo-la

    A forma atempem-vo-lapode ser [terceira pessoa plural do imperativo de atemparatempar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de atemparatempar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    atemparatempar
    ( a·tem·par

    a·tem·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. [Direito] [Direito] Marcar prazo, assinar prazo a (à apelação ou agravo, para ser apresentado na instância superior).

    verbo pronominal

    2. Aprazar-se com outra pessoa para um encontro.

    etimologiaOrigem:a- + tempo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Que não vem no tempo devido ou vem fora do tempo próprio (ex.: resposta intempestiva)....


    tardio | adj.

    Que acontece depois do tempo previsto, esperado ou considerado certo (ex.: entrega tardia)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "atempem-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?