Significado de asfaltara-se-me

    A forma asfaltara-se-mepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de asfaltarasfaltar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de asfaltarasfaltar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    asfaltarasfaltar
    ( as·fal·tar

    as·fal·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Cobrir de asfalto.

    etimologiaOrigem:asfalto + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "asfaltara-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    lacete | n. m.

    Pequeno laço....


    asfaltaria | n. f.

    Fábrica de asfalto ou casa onde ele se vende....


    asfalto | n. m.

    Espécie de betume, espesso e escuro....


    patinódromo | n. m.

    Recinto, aberto ou fechado, com pistas geralmente ovais e asfaltadas, destinado a corridas com patins....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "asfaltara-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Existe o verbo chaqualhar (no sentido de agitar)? Vi que existe chocalhar (que teria o mesmo sentido), mas em nosso dia-a-dia usamos chaqualar. Existe? É assim que se escreve? Ou assim: chacualhar?