Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
argumentoargumento | s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de argumentarargumentar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·gu·men·to ar·gu·men·to
(latim argumentum, -i, prova, justificação, razão)
substantivo masculino

1. Raciocínio de que se tira consequência.

2. Objecção.

3. Razão, prova.

4. Exposição resumida.

5. [Cinema, Televisão]   [Cinema, Televisão]  Texto com a acção, os diálogos e as indicações técnicas para a realização de uma obra cinematográfica ou televisiva. = GUIÃO

6. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Cada um dos elementos nominais que implicam uma relação de dependência com o predicado da frase.


argumento ad hominem
[Lógica]   [Lógica]  O que pretende contrariar um argumento adverso atacando a pessoa do adversário, fazendo referência aos seus actos ou palavras, sem rebater o conteúdo do próprio argumento.


ar·gu·men·tar ar·gu·men·tar - ConjugarConjugar
verbo intransitivo

1. Aduzir argumentos; objectar.

verbo transitivo

2. Alegar.

3. Responder.

4. Opor.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "argumento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


A palavra "seleccionabilidade" existe?
A palavra seleccionabilidade, apesar de ter escassas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo seleccionável, do qual ela deriva, tem uso mais abundante e também já se encontra registado em vários dicionários.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.
pub

Palavra do dia

ve·lu·ti·na ve·lu·ti·na
(francês veloutine)
substantivo feminino

Tecido de seda semelhante ao veludo.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/argumento [consultado em 14-12-2018]