Significado de apupo-vo-lo

    A forma apupo-vo-lopode ser [masculino singular de apupoapupo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de apuparapupar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    apuparapupar
    ( a·pu·par

    a·pu·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Perseguir com apupos.

    verbo intransitivo

    2. Tocar (a reunir os monteiros).

    Secção de palavras relacionadas

    apupoapupo
    ( a·pu·po

    a·pu·po

    )

    nome masculino

    1. Manifestação de desagrado ou reprovação com reações ruidosas como assobios, gritos ou pateadas, geralmente em grupo. (Mais usado no plural.) = VAIA

    2. Som destemperado que sai da buzina.

    etimologiaOrigem:derivação regressiva de apupar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "apupo-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ovação | n. f.

    Aclamação pública....


    assuada | n. f.

    Ajuntamento de pessoas para provocarem desordem ou delitos....


    montaria | n. f.

    Ato de correr caça grossa, de caçar, fazendo convergir um animal para um ponto dado....


    surriada | n. f.

    Descarga (de tiros, salvas, morteiros, etc.)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "apupo-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?