PT
BR
Pesquisar
Definições



amanhecíeis

A forma amanhecíeisé [segunda pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de amanheceramanhecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
amanheceramanhecer
|cê| |cê|
( a·ma·nhe·cer

a·ma·nhe·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Começar a fazer dia.

2. Chegar ao amanhecer.

3. [Figurado] [Figurado] Principiar; manifestar-se.


verbo copulativo

4. Estar de manhã em determinado estado ou local.


nome masculino

5. Período em que surge a primeira luz da manhã; o romper do dia. = ALVORADA, ALVORECER, CREPÚSCULO, MADRUGADA

6. [Figurado] [Figurado] Período inicial. = COMEÇO

etimologiaOrigem etimológica:a- + manhã + -ecer.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).