Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

agredir

agrediragredir | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·gre·dir a·gre·dir

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Praticar agressão ou violência contra. = ATACAR

2. Atingir com ímpeto ou violência.

3. Dirigir a alguém palavras desagradáveis ou agressivas. = INJURIAR, INSULTAR

verbo pronominal

4. Trocar agressões de modo recíproco.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "agredir" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Uma mulher, de 41 anos, foi detida ao final da tarde de terça-feira, pela PSP, por violência doméstica. De acordo com o comandante distrital da PSP, superintendente Pedro Sousa, uma patrulha daquela força de segurança foi chamada à Rua Engenheiro Manuel da Silva Almeida, por solicitação da vítima, um homem de 44 anos, …

Em VISEU, terra de Viriato.

Um homem, com 41 anos, foi detido no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em Portugal, após ter agredido membros da tripulação do voo em que seguia. A detenção, divulgada pela PSP esta quinta-feira, ocorreu no dia 20 de abril, pelas 21.40 horas, após o indivíduo ter agredido e mantido um comportamento violento para com…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Foto: TVS ES Agência Brasil Dezessete dias após agredir em campo a árbitra assistente Marcielly Netto com uma cabeçada, durante partida do Campeonato...

Em Caderno B

militar, pregou o fechamento do Supremo e incentivou sua tropa a agredir juízes do tribunal..

Em blog0news

...Tutelares, constatando o fato, e encaminhando ao Complexo Policial, Itana Andrade Santos, acusada de agredir fisicamente duas filhas

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



O termo mensualização (exprimir uma acção mensal) existe?
O substantivo mensualização, apesar de não se encontrar registado em dicionários de língua portuguesa, é aparentemente bastante usual, sobretudo na área de contabilidade e finanças, a julgar pelas pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da internet. Esta palavra deriva do adjectivo mensual, que tem origem no latim tardio mensualis, partilhando esta raiz com o adjectivo mensal, usado com mais frequência pelos falantes do português. Através da adjunção do sufixo -izar ao adjectivo mensual, criou-se o verbo mensualizar (com o significado “conferir peridiocidade mensal”), que por sua vez deu origem ao substantivo mensualização, pela aposição do sufixo -ção.
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/agredir [consultado em 18-05-2022]