Significado de acossei-vo-la

    A forma acossei-vo-laé [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de acossaracossar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acossaracossar
    ( a·cos·sar

    a·cos·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar caça a.

    2. [Figurado] [Figurado] Perseguir, molestar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "acossei-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    batedouro | n. m.

    Pedra em que as lavadeiras batem a roupa, lavando-a....


    acosso | n. m.

    Ato ou efeito de acossar....


    acossa | n. f.

    Ato ou efeito de acossar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acossei-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.