Significado de repolegue-vo-los

    A forma repolegue-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de repolegarrepolegar], [terceira pessoa singular do imperativo de repolegarrepolegar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de repolegarrepolegar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    repolegarrepolegar
    ( re·po·le·gar

    re·po·le·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Dobrar, ornar com repolego ou filete.

    etimologiaOrigem:etimologia obscura.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    repolga | n. f.

    Ato ou efeito de repolegar....


    repolego | n. m.

    Filete torcido que adorna certas peças....


    repolegar | v. tr.

    Dobrar, ornar com repolego ou filete....


    repolgar | v. tr.

    O mesmo que repolegar....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "repolegue-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      1. Mal-formação ou malformação genética? Plural: malformações? 2. Como é mais correto: má perfusão ou mal-perfusão? Ex.: "hipofluorescência por má perfusão sub-retiniana compatível com degeneração miópica" // "hipofluorescência por mal-perfusão sub-retiniana compatível com atrofia central areolar".


      A conjugação do verbo informar e a preposição de estão correctas nestas frases: a) informei-o de que a viagem foi adiada b) informo-os de que a viagem foi adiada c) informo-lhes de que a viagem foi adiada?