PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

verónica

becabunga | n. f.

Planta escrofulariácea, vizinha da verónica....


teucrieta | n. f.

Planta escrofulariácea (verónica)....


verónica | n. f.

Designação dada a várias plantas herbáceas do género Veronica, da família das escrofulariáceas....


verónica | n. f.

Imagem do rosto de Jesus Cristo, estampada ou pintada num tecido....


anjo-cantor | n. m.

Personagem das antigas procissões que representava Santa Verónica e cantava a espaços, durante a marcha do cortejo místico....


Planta herbácea (Veronica officinalis) da família das escrofulariáceas, de flores azuladas....


Planta herbácea (Veronica officinalis) da família das escrofulariáceas, de flores azuladas....



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas