PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

roqueiro

arrocado | adj.

Que tem forma de roca; roqueiro....


roqueiro | adj.

Fundado sobre rochas (ex.: castelo roqueiro)....


roqueira | n. f.

Peça de artilharia que atirava pelouros de pedra....


roqueiro | adj. | adj. n. m.

Que ou quem compõe, toca ou interpreta música rock (ex.: banda roqueira; roqueiros lendários)....


roqueiro | adj. | n. m.

Relativo a roca....


rochoso | adj.

Relativo a rocha....


pedreiro | n. m.

Pessoa que trabalha em obras de alvenaria....


Ave passeriforme (Monticola rupestris) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola semirufus) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola imerina) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola sharpei) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola rufocinereus) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola explorator) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola angolensis) da família dos muscicapídeos....




Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.
Na questão que nos coloca, o verbo dever comporta-se como um verbo modal, pois serve para exprimir necessidade ou obrigação, e como verbo semiauxiliar, pois corresponde apenas a alguns dos critérios de auxiliaridade geralmente atribuídos a verbos auxiliares puros como o ser ou o estar (sobre estes critérios, poderá consultar a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria, pp. 303-305). Neste contexto, o verbo dever pode ser utilizado com ou sem preposição antes do verbo principal (ex.: ele deve ser rico = ele deve de ser rico). Há ainda autores (como Francisco Fernandes, no Dicionário de Verbos e Regimes, p. 240, ou Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, p. 232) que consideram existir uma ligeira diferença semântica entre as construções com e sem a preposição, exprimindo as primeiras uma maior precisão (ex.: deve haver muita gente na praia) e as segundas apenas uma probabilidade (ex.: deve de haver muita gente na praia). O uso actual não leva em conta esta distinção, dando preferência à estrutura que prescinde da preposição (dever + infinitivo).



Quero usar Mundo Afora como nome de uma agência de viagens e intercâmbio. Nesse caso, afora tem sentido de exclusão? Esse nome será um erro?
Não há qualquer motivo para considerar errada a designação mundo afora. A palavra afora tem o significado ‘para fora ou pelo exterior’ (ex.: atirou a roupa pela janela afora) ou ‘através de uma extensão ou duração’ (ex.: decidiu viajar pelo mundo afora; pela vida afora conheceu muitos países). Afora só terá sentido de exclusão, sendo sinónimo de excepto, quando usado como preposição (ex.: não convidou ninguém para a festa afora os familiares).

Ver todas