PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

geraniáceo

almiscareira | n. f.

Planta geraniácea, de cheiro semelhante ao do almíscar....


pelargónio | n. m.

Designação dada a várias plantas do género Pelargonium, da família das geraniáceas....


geraniácea | n. f. | n. f. pl.

Espécime das geraniáceas....


malva-rosa | n. f.

Planta (Pelargonium graveolens) da família das geraniáceas, nativa do continente africano, de flores roxas ou cor-de-rosa muito aromáticas....


erva-roberta | n. f.

Planta geraniácea de folhas pentagonais (Geranium robertianum)....


Planta de jardim (Pelargonium fulgidum) da família das geraniáceas....


Planta (Pelargonium graveolens) da família das geraniáceas, nativa do continente africano, de flores roxas ou cor-de-rosa muito aromáticas....


gerânio | n. m.

Género de plantas, tipo das geraniáceas, cujo fruto é composto de cinco cápsulas....



Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.

Ver todas