PT
BR
Pesquisar
Definições



DEFINIRA

Será que queria dizer definirá?

A forma DEFINIRApode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de definirdefinir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de definirdefinir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
definirdefinir
( de·fi·nir

de·fi·nir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar a significação, o sentido, a definição de.

2. Explicar; revelar.

3. Determinar, fixar.

4. Decidir.

5. Decretar (em matéria religiosa).


verbo pronominal

6. Ser definido; depreender-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim definio, -ire.

Auxiliares de tradução

Traduzir "DEFINIRA" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).