PT
BR
Pesquisar
Definições



norma

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
normanorma
( nor·ma

nor·ma

)


nome feminino

1. Estado habitual, conforme à regra estabelecida.

2. Critério, princípio ao qual se refere todo o juízo de valor moral ou estético.

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Conjunto de preceitos e regras que determina o que deve ou não ser usado numa língua ou que corresponde ao que é de uso corrente numa determinada comunidade linguística (ex.: norma culta).

4. [Técnica] [Técnica] Regra que fixa o tipo de um objecto fabricado, as condições técnicas de produção.


norma de produtividade

Produtividade média de um ramo económico.

norma de um vector

[Matemática] [Matemática]  Generalização a um espaço vectorial qualquer da noção de comprimento de um vector do espaço físico.

por norma

Na maior parte dos casos ou em relação à maioria das pessoas. = EM GERAL, GERALMENTE

etimologiaOrigem etimológica:latim norma, -ae.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:normológio, preceituário.

Auxiliares de tradução

Traduzir "norma" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).