PT
BR
Pesquisar
Definições



Sobre o Dicionário Priberam Online de Português


O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português. Compreende o vocabulário geral e os termos das principais áreas científicas e técnicas. O DPLP contém informação sobre as diferenças ortográficas e de uso entre o português europeu e o português do Brasil. O dicionário online apresenta funções avançadas de consulta e pesquisa assentes na plataforma lexicográfica da Priberam. Inclui ainda ligação para os auxiliares de tradução do FLiP (espanhol, francês e inglês).

O DPLP é um dicionário online de consulta gratuita. O seu conteúdo é assegurado por uma equipaequipe de linguistaslingüistaslinguistas, estando em constante actualizaçãoatualizaçãoatualização e melhoramento.

A Priberam agradece desde já todos os comentários e sugestões dos utilizadoresusuários do dicionário online. A informação será tida em conta pela equipaequipe de linguistaslingüistaslinguistas. Todos os comentários devem ser enviados para dicionario@priberam.pt.

O DPLP e o novo Acordo Ortográfico


O DPLP apresenta-se em duas versões. Por um lado, uma redigida na norma europeia do português, sem e com as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Por outro, uma versão redigida na norma brasileira do português, com e sem as alterações previstas pelo novo Acordo Ortográfico.

Na secçãoseção Como consultar, cada uma destas opções de pesquisa no dicionário online é descrita pormenorizadamente.

Para mais informações sobre o Acordo Ortográfico, consulte a secçãoseção Acordo Ortográfico no site do FLiP.

Como citar o DPLP


Informação retirada de verbetes do DPLP deve ser referenciada da seguinte forma (exemplo para o verbete chave): "chave", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chave [consultado em 8-02-2021].

Quanto à citação de documentos electrónicos, poderá ser útil a consulta da resposta como citar conteúdos electrónicos, na secção das Dúvidas Linguísticas do dicionário online.

"Dicionário Priberam da Língua Portuguesa" e "Dicionários Priberam" são marcas registadas da Priberam Informática, S.A.

História do DPLP


O DPLP teve por base o Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa (Porto, Lello Editores, 1996 e 1999), que foi licenciado à Priberam em 2008. A obra foi adaptada para disponibilização electrónicaeletrónicaeletrônica pela Priberam. Foi também revista pela sua equipapor sua equipe de linguistaslingüistaslinguistas, estando em constante actualizaçãoatualizaçãoatualização e melhoramento.

O DPLP está na origem da História do Crime, projectoprojetoprojeto do artista plástico português João Louro. A História do Crime é um dicionário (des)construído a partir do DPLP. Trata-se de uma obra impressa, com mais de 100 mil entradas e 185 gravuras, cujo conteúdo lexicográfico, retirado do DPLP, ganha significados inéditos, trocados aleatoriamente por um algoritmo. A troca de definições foi realizada de modo completamente automático e aleatório. A eventual existência de combinações que possam ser consideradas impróprias ou ofensivas é da inteira responsabilidade do algoritmo e inerente à natureza de um projectoprojetoprojeto deste tipo.

Desde Janeiro de 2022, o DPLP inclui cerca de 11 000 entradas de nomes de aves, redigidas a partir da nomenclatura proposta (e gentilmente cedida) por Paulo Paixão em Os Nomes Portugueses das Aves de todo o Mundo: Projeto de nomenclatura (2.ª edição, a separata, n.º 1, suplemento d’«a folha» n.º 66 — verão de 2021; disponível aqui [consultado em 20-01-2022]).