PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições

Esta funcionalidade permite encontrar os verbetes através da caixa localizada na parte superior que apresentam as seguintes pesquisas no seu interior:

  • uma só palavra (ex.: chave)

  • várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte)

  • sequênciasseqüênciassequências de caracterescaraterescaracteres delimitadas por asterisco (ex.: chav*, *iscar), o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequênciaseqüênciasequência de letras inicial ou com a mesma terminação.

  • abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv., ictiol., fam.)

  • conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: s. m. fam. bac*)

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequênciaseqüênciasequência(s) que pretende procurar. A listagem dos verbetes que contêm a pesquisa realizada no seu interior é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique.



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.

Ver todas