PT
BR
Pesquisar
Definições



morfossintáctico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
morfossintácticomorfossintáticomorfossintático
|tát| |tát| |tát|
( mor·fos·sin·tác·ti·co mor·fos·sin·tá·ti·co

mor·fos·sin·tá·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo à morfossintaxe.

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Que é relativo à classe morfológica das palavras e à sua função na frase (ex.: análise morfossintáctico).

etimologiaOrigem etimológica:morfo- + sintáctico.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: morfossintático.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: morfossintáctico.
grafiaGrafia no Brasil:morfossintático.
grafiaGrafia em Portugal:morfossintáctico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).