PT
BR
Pesquisar
Definições



congraçamento

A forma congraçamentopode ser [derivação masculino singular de congraçarcongraçar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
congraçamentocongraçamento
( con·gra·ça·men·to

con·gra·ça·men·to

)


nome masculino

Acto ou efeito de congraçar.

etimologiaOrigem etimológica:congraçar + -mento.
congraçarcongraçar
( con·gra·çar

con·gra·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Restabelecer a boa harmonia entre desavindos. = CONCILIAR, HARMONIZAR, RECONCILIAR


verbo transitivo e pronominal

2. Pôr-se bem no conceito de alguém; atrair a simpatia de.


verbo pronominal

3. Fazer as pazes. = CONCILIAR-SE, RECONCILIAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:com- + graça + -ar.


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.