PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

el-rei

el | art. def.

Usado apenas no nome composto el-rei, o rei....


quidalê | interj.

Expressão usada para pedir ajuda ou socorro....


depoente | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g. n. m.

Relativo a ou verbo que, na passiva, tem o significado da voz activa (ex.: encontra-se uma forma depoente em "era falecido el-rei" porque era falecido significa falecera; os depoentes latinos)....


el-rei | n. m.

O rei, em assinatura própria ou em referência (ex.: este é um cancioneiro do tempo de el-rei D. Dinis)....


aqui-d'el-rei | interj.

Expressão usada para pedir socorro (ex.: aqui-d'el-rei, que são ladrões!)....


à-d'el-rei | interj.

Expressão usada para pedir socorro....



Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.

Ver todas