Significado de vampirara-vo-los

    A forma vampirara-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de vampirarvampirar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de vampirarvampirar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    vampirarvampirar
    ( vam·pi·rar

    vam·pi·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Explorar ou extorquir a riqueza ou a energia de alguém.

    verbo pronominal

    2. Perder a força ou a vitalidade, pela prática de atos prejudiciais a si próprio.

    = SinónimoSinônimo geral: VAMPIRIZAR

    etimologiaOrigem:vampiro + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    vampiresa | n. f.

    Personagem feminina da crença popular que, estando morta, sai à noite das sepulturas para sugar o sangue dos vivos....


    vampiro | n. m.

    Personagem da crença popular que, estando morta, sai à noite das sepulturas para sugar o sangue dos vivos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "vampirara-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: nos dicionários de Francês/Português a palavra quiche é substantivo masculino (le quiche). Mas quando a aplicamos num texto em português, é correcto escrever-se o quiche ou a quiche?