PT
BR
Pesquisar
Definições



tensãozinha

A forma tensãozinhaé [derivação feminino singular de tensãotensão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tensãotensão
( ten·são

ten·são

)


nome feminino

1. Estado do que está ou é tenso.

2. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Diferença de potencial, medida em volts, entre as extremidades de um condutor. = TENSÃO ELÉCTRICA

3. [Fisiologia] [Fisiologia] Estado de rigidez que se manifesta em certas partes do corpo.

4. [Física] [Física] Força de expansão dos fluidos elásticos.


alta tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 45 quilovolts e igual ou inferior a 110 quilovolts. (Confrontar: tensão alta.)

baixa tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é igual ou inferior a 1 quilovolt. (Confrontar: tensão baixa.)

média tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 1 quilovolt e igual ou inferior a 45 quilovolts.

muito alta tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 110 quilovolts.

tensão alta

[Fisiologia] [Fisiologia]  Tensão das artérias superior à normal. (Confrontar: alta tensão.) = HIPERTENSÃO

tensão arterial

[Fisiologia] [Fisiologia]  Força que o sangue exerce na parede das artérias. = PRESSÃO ARTERIAL

tensão baixa

[Fisiologia] [Fisiologia]  Pressão sanguínea abaixo da normal. (Confrontar: baixa tensão.) = HIPOTENSÃO

tensão de uma trajectória

Relação entre a curva descrita pela trajectória e a flecha da mesma curva.

tensão do espírito

Grande aplicação do espírito a uma matéria ou assunto.

tensão eléctrica

Diferença de potencial, medida em volts, entre as extremidades de um condutor. = TENSÃO

tensão pré-menstrual

Conjunto de sintomas variáveis, de ordem física (cansaço, cãibras abdominais, inchaço e dor nas mamas, enxaqueca) e de ordem psicológica (ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade), que podem surgir nos dias que precedem o início da menstruação; síndrome pré-menstrual [sigla: TPM].

etimologiaOrigem etimológica:latim tensio, -onis.

iconeConfrontar: tenção.
Ver também resposta à dúvida: voltagem como sinónimo de tensão eléctrica.
tensãozinhatensãozinha


Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.