Significado de surras-no-la

    A forma surras-no-lapode ser [feminino plural de surrasurra] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de surrarsurrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    surrarsurrar
    ( sur·rar

    sur·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tirar o pelo às peles e limpar-lhes o carnaz.

    2. Dar surra ou sova em. = AÇOITAR, FUSTIGAR, SOVAR

    3. Gastar a superfície com o uso.

    verbo pronominal

    4. Gastar-se; coçar-se.

    5. [Informal] [Informal] Ir-se a furto, abalar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: zurrar.
    surrasurra
    ( sur·ra

    sur·ra

    )

    nome feminino

    1. [Informal] [Informal] Conjunto de pancadas dadas a alguém como castigo ou maus-tratos. = PANCADARIA, SOVA, TAREIA, TREPA, TUNDA

    2. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Derrota pesada ou exemplar que evidencia a superioridade clara sobre um adversário. = BANHO

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Trabalho muito grande ou muito intenso.

    4. [Veterinária] [Veterinária] Doença contagiosa do gado, devida ao tripanossoma.

    etimologiaOrigem:derivação regressiva de surrar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "surras-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    surrado | adj.

    Que foi curtido (ex.: couro surrado)....


    surrento | adj.

    Cheio de surro; imundo....


    surrado | adj.

    Que está coberto de surro....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "surras-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.