PT
BR
Pesquisar
Definições



sifonóide

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sifonóidesifonoidesifonóidesifonoide
|ói| |ói| |ói| |ói|
( si·fo·nói·de si·fo·noi·de

si·fo·nói·de

si·fo·noi·de

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que tem forma de sifão.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: sifonoide.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sifonóide.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sifonoide.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sifonóide.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostava de saber o significado da palavra trolls.
A palavra troll é de origem nórdica e chegou ao português através do inglês, mas não se encontra averbada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados.

No folclore escandinavo, os trolls são criaturas imaginárias, tão comuns nas histórias infantis como as bruxas. De estatura variável (anões ou gigantes), os trolls são seres geralmente malignos, feios ou estúpidos, que habitam em grutas ou florestas e se transformam em pedra quando expostos aos raios solares. Fora da mitologia escandinava, os trolls foram popularizados na ficção pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien.

Pesquisas em motores de busca da Internet revelam que as formas aportuguesadas trol e trole (com o plural tróis e troles, respectivamente) têm já algumas ocorrências, designando, para além da criatura imaginária, uma pessoa pouco inteligente (ex.: Não perceberam nada, cambada de troles!) ou um indivíduo que coloca mensagens ou comentários provocadores, maldosos ou violentos em páginas de discussão pública on-line, com intuito desestabilizador (ex.: Naquele blogue há muitos comentários de um trol malcriado).