PT
BR
Pesquisar
Definições



saída-de-praia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saída-de-praiasaída-de-praiasaída de praia
( sa·í·da·-de·-prai·a

sa·í·da·-de·-prai·a

sa·í·da de prai·a

)


nome feminino

Peça de tecido que se enrola à volta da cintura ou do tronco e se usa como peça de vestuário, geralmente na praia. = CANGA, PÁREO

vistoPlural: saídas-de-praia.
etimologiaOrigem etimológica:saída + de + praia.
iconPlural: saídas-de-praia.
grafiaGrafia no Brasil:saída de praia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:saída de praia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: saída-de-praia.
grafiaGrafia em Portugal:saída-de-praia.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.