PT
BR
Pesquisar
Definições



runas

A forma runasé [feminino plural de runaruna].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
runa1runa1
( ru·na

ru·na

)


nome feminino

1. Seiva de pinheiro.

2. [Portugal: Coimbra] [Portugal: Coimbra] Vala; barranco.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez do latim ruina, -ae, queda, ruína, desastre, destruição.
runa2runa2
( ru·na

ru·na

)
Imagem

Cada um dos caracteres dos mais antigos alfabetos germânicos e escandinavos.


nome feminino

1. Cada um dos caracteres dos mais antigos alfabetos germânicos e escandinavos.Imagem

2. Escrita que utiliza esses caracteres.

etimologiaOrigem etimológica:francês rune, do norueguês rune, do gótico runa, segredo, mistério, escrita secreta.

Auxiliares de tradução

Traduzir "runas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.