Significado de reiterar-se-lhe

    A forma reiterar-se-lhepode ser [infinitivo de reiterarreiterar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de reiterarreiterar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de reiterarreiterar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de reiterarreiterar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de reiterarreiterar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    reiterarreiterar
    ( rei·te·rar

    rei·te·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Dizer ou fazer outra vez o que já se disse ou fez uma ou mais vezes (ex.: o chefe de Estado reiterou a disponibilidade do país para reduzir as emissões de carbono). = REPETIR

    etimologiaOrigem:latim reitero, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "reiterar-se-lhe" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    reiterado | adj.

    Que se repetiu ou reiterou....


    instante | adj. 2 g. | n. m.

    Que está prestes a acontecer....


    reiteração | n. f.

    Ação ou efeito de reiterar; repetição; renovação....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "reiterar-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Existe substantivo colectivo para definir um conjunto de gatos?