PT
BR
Pesquisar
Definições



reacenda

A forma reacendapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de reacenderreacender], [terceira pessoa singular do imperativo de reacenderreacender] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de reacenderreacender].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reacenderreacender
|ê| |ê|
( re·a·cen·der

re·a·cen·der

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Acender novamente.

2. Excitar; estimular; avivar; desenvolver; activar.

3. [Figurado] [Figurado] Dar novo ardor a.

iconeConfrontar: reascender.
reacendareacenda

Auxiliares de tradução

Traduzir "reacenda" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).