PT
BR
Pesquisar
Definições



quicé

A forma quicépode ser[nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quicé1quicé1
( qui·cé

qui·cé

)


nome feminino

[Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Faca velha e desgastada, frequentemente sem cabo ou com a lâmina partida. = CAXIRENGUENGUE, QUICÊ

etimologiaOrigem etimológica: tupi ki'se.
quicé2quicé2
( qui·cé

qui·cé

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave da família dos esturnídeos (Cinnyricinclus leucogaster), encontrada especialmente na África subsariana (os machos possuem plumagem de cor púrpura). = ESTORNINHO-DE-DORSO-VIOLETA

etimologiaOrigem etimológica: origem obscura.
quicéquicé

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.