Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

protagonismo

protagonismoprotagonismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·ta·go·nis·mo pro·ta·go·nis·mo


(protagon[ista] + -ismo)
nome masculino

1. [Cinema, Teatro, Televisão]   [Cinema, Teatro, Televisão]  Desempenho do papel de protagonista (de peça teatral, filme, série televisiva, livro, etc.).

2. Qualidade do que se destaca em qualquer acontecimento, área ou situação (ex.: o atleta obteve um protagonismo inesperado).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "protagonismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Mas também suponho que deveria pronunciar-se sobre a CIMBSE a sua falta de protagonismo e as guerras internas as que a minam e a sede que não dinamiza...

Em sol da guarda

...da recente renovação de contrato do médio, a verdade é que o jogador perdeu protagonismo na dinâmica da equipa, até porque Vitinha se afirmou como

Em Fora-de-jogo

...Future imagina uma obscura organização das Nações Unidas que, por força das circunstâncias, ganha protagonismo global..

Em intergalacticrobot

Não, esse povo está estranhamente ausente e concorre, perdendo em protagonismo , com descrições físicas das personagens nobres e clericais, os olhos de Teresa, os...

Em Deriva das Palavras

Ganhou protagonismo nacional a partir de 2020, quando se tornou responsável pelos mecanismos de proteção das...

Em blog0news
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Existe ou não a palavra retrabalho?
A palavra retrabalho segue as regras de boa formação do português e pode corresponder à forma da primeira pessoa do presente do indicativo do verbo retrabalhar (ex.: depois de mudar a peça, retrabalho a parte electrónica do sistema), com o significado de "trabalhar novamente" ou "refazer o trabalho", ou a um substantivo (ex.: não é permitido o retrabalho nos motores depois das verificações técnicas) que designa o "acto de retrabalhar".
pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/protagonismo [consultado em 23-01-2022]