PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

polínico

polínico | adj.

Relativo ao pólen (ex.: boletim polínico; teste polínico)....


eximenina | n. f.

Membrana externa do grão polínico....


exóstoma | n. m.

Orifício da semente pela qual sai o tubo polínico....


ósculo | n. m.

Abertura na face externa dos grãos polínicos (ex.: a espécie possui vários grupos de ósculos pequenos)....


boletim | n. m.

Conjunto de informações periódicas (ex.: boletim médico; boletim meteorológico; boletim polínico)....


utrículo | n. m.

Cavidade dos órgãos polínicos que contém o líquido fecundante....


retináculo | n. m.

Corpúsculo glanduloso em que termina a extremidade inferior das massas polínicas das orquídeas....



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).

Ver todas