PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pilrito

pilrito | n. m.

Fruto do pilriteiro....


Ave caradriiforme (Calidris temminckii) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris subruficollis) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris acuminata) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris minutilla) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris subruficollis) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris pygmaea) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme limícola (Calidris alpina) da família dos escolopacídeos, de tamanho pequeno e plumagem acastanhada ou acinzentada, com peito branco e de ventre preto na plumagem nupcial da Primavera....


Ave caradriiforme (Calidris maritima) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris minuta) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris himantopus) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris pusilla) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris pusilla) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris mauri) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Prosobonia leucoptera) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Prosobonia cancellata) da família dos escolopacídeos....


Ave caradriiforme (Calidris melanotos) da família dos escolopacídeos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.

Ver todas