PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

contraponto

tema | n. m.

Motivo sobre o qual se compõe um trecho de contraponto ou variações....


Teoria que defende a colaboração entre classes sociais, por contraponto à luta de classes....


Que é relativo a contraponto ou a contrapontista (ex.: escrita contrapontística; estrutura contrapontística; maestria contrapontística)....


contraponto | n. m.

Aquilo que serve de contraste, por vezes harmonioso ou complementar, a algo (ex.: o sabor salgado do queijo é o contraponto perfeito do creme frutado)....




Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).

Ver todas