PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cado

cado | n. m.

Vaso de barro usado pelos romanos para guardar vinho....


cair | v. intr. | n. m.

Dar queda, ir a terra....


acrossílabo | n. m.

Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras, pronunciada sem soletração das letras que a compõem (ex.: Mercosul [por Mercado Comum do Sul] e PET [por polietileno tereftalato] são acrossílabos)....


Mercosul | n. m.

Organização de países da América do Sul (originalmente Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a que se juntou posteriormente a Venezuela) com uma política comercial e uma área de livre-comércio comuns....


escadelecer | v. intr.

Mover alternadamente a cabeça deixando-a pender e erguendo-a, devido a grande sonolência....


escardecer | v. intr.

Mover alternadamente a cabeça deixando-a pender e erguendo-a, devido a grande sonolência....



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).


Ver todas