PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

bem-te-vi

bem-te-vi | n. m.

Ave da família dos tiranídeos (Pitangus sulphuratus), de médio porte, coloração parda no dorso, branca na garganta e amarela no ventre, com uma faixa branca no alto da cabeça preta e bico forte ligeiramente curvo....


Ave passeriforme (Hirundinea ferruginea) da família dos tiranídeos, de plumagem acastanhada, encontrada na América do Sul....


Ave passeriforme (Pitangus sulphuratus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Myiozetetes luteiventris) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Conopias parvus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Pitangus sulphuratus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Myiodynastes bairdii) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Conopias albovittatus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Myiodynastes chrysocephalus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Empidonomus varius) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Conopias trivirgatus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Myiodynastes maculatus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Legatus leucophaius) da família dos tiranídeos....



Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.


Ver todas