PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

-scópio

-scópio | elem. de comp.

Exprime a noção de instrumento de observação (ex.: microscópio)....


Aparelho de física, para obter imagens em espelhos inclinados, e que a cada momento apresenta combinações variadas e interessantes....


Instrumento que se aplica na dinamoscopia....


Instrumento óptico que produz efeitos inversos aos do estereoscópio....


Instrumento para fazer exame às triquinas da carne....


angioscópio | n. m.

Instrumento para examinar os vasos capilares....


Instrumento com o auxílio do qual se examinam as contracções cardíacas....


cronoscópio | n. m.

Instrumento com que se medem espaços de tempo muito curtos....


endoscópio | n. m.

Instrumento para observar o interior de certos órgãos ou de certas cavidades, dotado geralmente de um tubo óptico com iluminação própria....


Aparelho que serve para medir o ponto de ebulição de um líquido (ex.: o ebulioscópio mede a riqueza de um líquido pela sua temperatura de ebulição)....


Instrumento que nos dá a sensação do relevo e da perspectiva, pela observação de duas imagens planas....


higroscópio | n. m.

Instrumento para medir o grau de humidade da atmosfera....


Instrumento para observar a cavidade uterina....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Está correto usar desimobilizar como antônimo de imobilizar? Se não, que palavra utilizar para o ato contrário à imobilização?
As palavras desimobilizar, desmobilizar e mobilizar são antónimas de imobilizar, assim como desimobilização, desmobilização e mobilização são antónimos de imobilização.

Ver todas