PT
BR
Pesquisar
Definições



páthos

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
páthospáthos
|pátòs|


nome masculino de dois números

1. Emoção intensa que uma obra de arte ou um acontecimento desperta no espectador.

2. [Retórica] [Retórica] Método de persuasão que apela às emoções do público.

etimologiaOrigem etimológica:palavra grega que significa "o que acontece, incidente, acidente, experiência, infortúnio, calamidade, emoção, estado, condição".

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).