Significado de nitrirem-se-tos

    A forma nitrirem-se-tospode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de nitrirnitrir] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de nitrirnitrir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    nitrirnitrir
    ( ni·trir

    ni·trir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Soltar, o cavalo, nitrido ou relincho. = HINIR, RELINCHAR, RINCHAR

    nome masculino

    2. Ato de soltar relinchos (ex.: escutou o nitrir dos cavalos nas cavalariças). = NITRIDO

    etimologiaOrigem:italiano nitrire.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    nitrado | adj.

    Que contém nitro....


    salitre | n. m.

    Nitrato de potássio (ex.: o salitre é prejudicial às alvenarias)....


    Substância que faz parte de várias misturas explosivas (sigla: TNT)....


    nitrato | n. m.

    Sal do ácido nítrico....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "nitrirem-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?