PT
BR
Pesquisar
Definições



negligenciais

A forma negligenciaisé [segunda pessoa plural do presente do indicativo de negligenciarnegligenciar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
negligenciarnegligenciar
( ne·gli·gen·ci·ar

ne·gli·gen·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tratar(-se) com negligência. = DESCUIDAR, DESCURAR, DESLEIXARATENTAR, CUIDAR

etimologiaOrigem etimológica:negligência + -ar.
negligenciaisnegligenciais

Auxiliares de tradução

Traduzir "negligenciais" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).