PT
BR
Pesquisar
Definições



morador

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
moradormorador
|dô| |dô|
( mo·ra·dor

mo·ra·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que mora.

2. Habitante.

3. Inquilino.

4. [Brasil] [Brasil] Lavrador pobre estabelecido em terra alheia mediante certas condições. = AGREGADO

5. [Zoologia] [Zoologia] Crustáceo decápode de abdómen mole, que, para se proteger, vive em conchas abandonadas. = BERNARDO-EREMITA, CASA-ALUGADA, EREMITA-BERNARDO, EREMITÃO, ERMITÃO

etimologiaOrigem etimológica:morar + -dor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "morador" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.