PT
BR
Pesquisar
Definições



mandrião-antárctico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mandrião-antárcticomandrião-antárticomandrião-antártico
( man·dri·ão·-an·tárc·ti·co man·dri·ão·-an·tár·ti·co

man·dri·ão·-an·tár·ti·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave caradriiforme (Stercorarius antarcticus) da família dos estercorariídeos. = ALCAIDE-DO-ANTÁRCTICO, MOLEIRO-SUBANTÁRCTICO

etimologiaOrigem etimológica:mandrião + antárctico.

vistoPlural: mandriões-antárticos.
iconPlural: mandriões-antárcticos.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: mandrião-antártico.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: mandrião-antárctico.
grafiaGrafia no Brasil:mandrião-antártico.
grafiaGrafia em Portugal:mandrião-antárctico.
mandrião-antárcticomandrião-antárctico


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).