Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

lusofonia

lusofonialusofonia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

lu·so·fo·ni·a lu·so·fo·ni·a


(luso- + -fonia)
nome feminino

1. Conjunto político-cultural dos falantes de português.

2. Divulgação da língua portuguesa no mundo.

3. Condição de lusófono.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Lusofonia " [>> RTP-Play ], de Edgar Canelas, que não se restringindo à música (de...

Em A Nossa R

Integrada no 35º Colóquio da lusofonia , que decorrerá em Belmonte, vai ser apresentada a exposição itinerante "Angola: Muxima, Desenho...

Em Urban Sketchers Portugal

...e discutir, em português, as matérias de um habitar que no grande mundo da lusofonia tem inúmeras realidades específicas, seria sempre muito importante esta atividade..

Em infohabitar - o blog do grupo habitar

cultural de Pedrógão Grande, de Portugal e, claro, também do Brasil e da Lusofonia !!

Em Almanaque Republicano

...DA CIDADE DE DEUS: TEÓPOLIS E BELO MONTE | Bernard Emery…179 UMA CASA DA LUSOFONIA NA GALIZA | Daniel Lago Leirós…191 O MITO DE FAUSTO | Débora Domke Ribeiro...

Em NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/lusofonia [consultado em 18-05-2022]